RUTs – Rolé Urbano das Terças!

O RUTs surgiu em fevereiro de 2008, era a pedalada urbana semanal do Mountain Bike BH. Significa Rolé Urbano das Terças, e é também um trocadilho com a palavra inglesa roots, que significa “de raiz”, “original”, “despojado”. A proposta do RUTs é justamente essa: destacar a simplicidade do andar de bicicleta. O passeio não tem inscrição, não tem custo, não tem patrocínio, não tem escolta motorizada, não tem uniforme obrigatório: basta comparecer com a sua bicicleta em boas condições e pedalar.

Quando: O encontro acontece às terças-feiras, à partir das 19h30 (com saída às 20h), na Praça da Liberdade.

Roteiros variam entre 15 e 25km, quando são mais longos, tem aviso antecipado.

Discussões e Marcações: grupo do Facebook

História

Os roteiros eram previamente marcados pelo antigo fórum do MTB-BH, e tinha temáticas como RUTs das Praças, das Igrejas, ou do local das animadas resenhas: RUTs com Lasanha, com Espetinho…

No início, eram “apenas” 15-20 ciclistas, que se reuniam na Praça Floriano Peixoto, onde fomos adotados pelo extinto Restaurante Café do Sol, hoje o Didi e a Lelena comandam o Na Subida do Morro em Rio Acima.

Após o fechamento do Café do Sol, o ponto de encontro foi fixado na Praça da Liberdade, com algumas edições saindo de outras praças também.  Mas o coreto da Praça da Liberdade passou a ser nossa referência, e é assim até hoje. Com o tempo, o mais gente foi chegando e a média passou pra casa das 60 pessoas em 2010. Entre 2010 e 2012, houve picos com mais de 130 pessoas, e o recorde foi de 152 ciclistas numa edição guiada pelas meninas do Pedal de Salto Alto.

Algumas vezes por ano, acontece o famoso RUTs do Breu, em que a turma sai da Praça da Liberdade com destino à histórica cidade de Sabará. Neste dia, todos sabem que vão voltar mais tarde, normalmente os 45km são terminados entre 23:30 e meia noite.

Atualmente todas as discussões são realizadas no grupo do Facebook .

O RUTs é o segundo grupo de pedal urbano mais antigo da cidade, e como já dizia o poeta:

“Se houver um ciclista próximo do coreto da praça da liberdade, às 20h de qualquer terça, sob qualquer tempo, então estará iniciando mais um RUTs – Rolé Urbano das Terças”

Vida longa ao #RUTs!

Foto: Hudson Vasconcelos

Foto: Hudson Vasconcelos

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para RUTs – Rolé Urbano das Terças!

  1. Nayane Fiquer disse:

    Oi!! Sou coordenadora de comunicação de um projeto relacionado à bikes e gostaria de fazer um convite ao grupo para daqui umas 3 semanas. Pode me passar o email de algum responsável?

    Curtir

  2. manuel luiz belo disse:

    GALERA, APOS CINCO ANOS SEM ESSA OPORTUNIDADE DE PEDAL, E NA MINHA CIDADE MONTANHOSA, EIS QUE ESTOU DE VOLTA. E A OPORTUNIDADE É A GORA!!!!!, TERÇA DIA 03.04.2018 AS 19:30 ESTAREI COM ESSE GRUPO SELETO.

    Curtir

Deixe um comentário